Estilo de Vida · outubro 25, 2021

PORQUE A MAIOR PARTE DOS SERES HUMANOS SÃO ESPECISTAS?

image by PETA

O termo especismo, criado em 1970 pelo psicólogo Richard D. Ryder, é definido pela discriminação daqueles que não pertencem a uma determinada espécie.

Uma pessoa antiespecista expressa interesse pela igualdade animal, sendo assim, considera os interesses e individualidade de todos os indivíduos. A maioria dos seres humanos, podem ser considerados especistas, pois consideram os serem não humanos inferiores, colocando-os em uma posição que não os conferem nenhum direito e, além, os exploram. 

Quando falamos da mesma espécie que a nossa, torna-se mais fácil ser contra e tentar reduzir preconceitos como o classismo, sexismo e racismo. E por isso, nos seres humanos, acabamos ignorando os animais e nos tornando especistas, sem nem ao menos pensar sobre isso.  

Acredito que para nossa evolução e para que um planeta em harmonia seja possível, a preocupação com preconceitos devem ir além de apenas os que circundam a espécie humana pois, assim como nós, os animais sentem dor e merecem ter uma vida digna. 

Quando olhamos para o mundo através dos olhos de outro animal, vemos que por dentro somos todos iguais – e que todos nós merecemos viver livres do sofrimento”,

Joaquin Phoenix, é vegano desde os 3 anos de idade.

A não exploração animal, esta completamente conectada em como nos tratamos o Planeta Terra de forma geral, uma vez que a forma com que tratamos os animais para produção de consumo agride o planeta de diversas formas. 

Estabelecendo uma abertura para o entendimento e assim permitindo que sua mente esteja consciente sobre os direitos animais e a exploração que eles sofrem, voce gostaria de mudar as ações e escolhas que o mantém especista? 

Dicas audiovisuais para se conscientizar: 

Speciesism

Lançado por Mark Devries em 2013, Speciesism é um documentário que propõe ao telespectador questionar sobre como se dá a relação com os animais, inclusive a espécie humana.

Earthlings 

Lançado em 2005, “Earthlings”, é um documentário escrito, dirigido e produzido pelo ambientalista estadunidense Shaun Monson que mostra até que ponto a humanidade chegou em relação à exploração animal.

No artigo Veganismo eu conto sobre como comecei o meu processo para me tornar vegana. 

SOMOS TODOS ANIMAIS