Viagem · janeiro 8, 2022

E agora, como eu vou fazer para dirigir uma van manual ao redor da Austrália?

Photo Michael Scheller

Cinco meses atrás era muito difícil para mim acreditar na realidade que vivo hoje.
Eu não tinha prática alguma em dirigir, eu não tinha um carro. 

Muitas vezes pensei, dirigir não é para mim, não sou capaz, não tenho senso de direção, de espaço, tenho medo. 

Mas, ninguém nasce sabendo dirigir.


Embora eu tenha tirado minha habilitação no Brasil, quando eu ainda tinha 18 anos e tenha ficado muito animada com o fato de poder dirigir, eu fui criando obstáculos e medos e nunca mais pratiquei. Nunca coloquei como objetivo ter um carro. 

Por anos me vi limitada nos fatores de liberdade que saber dirigir nos proporciona. Por diversas vezes, diversas pessoas me disseram que eu não seria uma boa motorista. Eu mesma aceitei essa sentença como verdadeira. 

Isso permaneceu até que eu comecei a mentalizar o quanto eu gostaria de dirigir e ter os benefícios que a direção poderia me trazer. E, então, começaram a surgir pessoas ao meu redor, ou eu comecei a dar atenção apenas para as pessoas ao meu redor, que estavam alinhadas com a realização desse anseio.

No final de agosto de 2021 surgiu o Honda Legend 1996 na minha vida, cor branca perolada e automático, ele veio praticamente como um chamado divino dizendo: Você precisa aprender a dirigir.

Analog Photo By Michael

Eu não fazia ideia de como eu iria fazer aquilo mas, eu iria fazer. Extremamente solícito, Michael – meu parceiro – se colocou a disposição de me ensinar como dirigir.

Com experiência de mais de 15 anos dirigindo e uma paciência descomunal (na maior parte do tempo) minha primeira aula foi no dia 6 de setembro de 2021 e seguiu por todos os dias, até que no dia 27 de setembro eu tive que dirigir sem a companhia dele pela primeira vez, depois desse dia, assim segui, entre altos e baixos, aprendendo a cada dia comigo mesma e ainda mais com ele.

Primeira vez dirigindo o honda legend

Vivendo na Austrália há mais de  dois anos, de forma fixa, nas cidades de Melbourne e Sydney, desde que cheguei aqui meu sonho era viajar esse país, conhecer seus cantos. 

Com a liberdade ampliada, graças ao fato de saber dirigir, me vi alimentando o sonho de viver em uma van e viajar ao redor da Austrália mas, para isso, todos os fatores indicavam que eu teria que dirigir uma van manual. 

E agora, como eu vou fazer para dirigir uma van manual ao redor da Austrália? 

Eu e o Michael estamos em um relacionamento há mais de um ano, um passo de cada vez. Nossas realidades, até então, eram muito diferentes. Nos conhecemos graças ao destino e a Covid-19 que nos fez estar na mesma cidade ao mesmo tempo. Eu, brasileira, vivendo em Melbourne enquanto estudava e trabalhava. Ele, alemão em uma aventura, pilotando sua moto – Julia, uma BMW R100 – há três anos ao redor do mundo  

Dessa vez, para ele, como um chamado e mais uma vez para mim como os salva-vidas que o universo sempre me envia, nos colocamos juntos nessa viagem ao redor da Austrália dentro do Rufus, uma Ford Transit 1997, que chamamos de casa. 

Photo By Michael Scheller

Foi assim que comecei a dirigir minha van manual ao redor da Austrália, Michael me ensinando como dirigir uma van manual e eu sem pensar em desistir. 


Digirindo Rufus – A Ford Transit ao redor da Austrália

Não existe tempo para aprender. 
Ninguém nasce sabendo dirigir.  
Nunca diga para alguém que ele não é capaz. 
Esteja ao lado de quem te incentiva. 
Você consegue. 

Photo by Michael Scheller